Áreas de Intervenção e Avaliação
Avaliação de Orientação Vocacional
À medida que a sociedade evolui, também os contextos profissionais se transformam e tornam-se mais complexos. Atualmente, num mundo do trabalho labiríntico, modificável e com uma oferta exponencial de opções, a orientação e o conhecimento profissional, revelam-se cada vez mais necessários. Consequentemente, a escolha vocacional desenvolve-se e constrói-se ao longo da vida, num processo ativo de procura, acertos e maturação.
O que é ?
O início de um caminho de descoberta da identidade pessoal e de desenvolvimento da carreira.
O que se pretende ?
- A implementação de um processo de orientação vocacional que integre dados escolares, pessoais e expetativas;
- A aplicação de instrumentos de avaliação de interesses profissionais, personalidade vocacional, aptidões específicas, valores pessoais e métodos/ hábitos de estudo;
- O conhecimento de alternativas educativas/formativas e profissionais como base da exploração vocacional;
- A importância de uma tomada de decisão planeada;
- A escolha vocacional adequada.
Quais os aspetos-chaves ?
- Autoconhecimento e identidade pessoal;
- Sensibilização para a descoberta de motivações pessoais;
- Mitos associados a uma escolha vocacional;
- Projeção de um projeto de vida que integre as aprendizagens formais e os soft-skills;
- Valorização da resiliência, do esforço e dos métodos e hábitos de estudo;
- Recolha de informações acerca dos currículos de cursos de ensino secundário e de ensino superior;
- Aprofundamento das exigências profissionais e estilo de vida inerente às diferentes atividades laborais;
- Obtenção de informação estatística da empregabilidade de cursos preferenciais e saídas profissionais;
- Exploração de sites de referência para o mundo das profissões, empregabilidade e acesso ao ensino superior.
- Elaboração de relatório individual com caracterização de perfil vocacional.