Áreas de Intervenção e Avaliação

Avaliação de Orientação Vocacional

À medida que a sociedade evolui, também os contextos profissionais se transformam e tornam-se mais complexos. Atualmente, num mundo do trabalho labiríntico, modificável e com uma oferta exponencial de opções, a orientação e o conhecimento profissional, revelam-se cada vez mais necessários. Consequentemente, a escolha vocacional desenvolve-se e constrói-se ao longo da vida, num processo ativo de procura, acertos e maturação.

O que é ?
O início de um caminho de descoberta da identidade pessoal e de desenvolvimento da carreira.

O que se pretende ?

  • A implementação de um processo de orientação vocacional que integre dados escolares, pessoais e expetativas;
  • A aplicação de instrumentos de avaliação de interesses profissionais, personalidade vocacional, aptidões específicas, valores pessoais e métodos/ hábitos de estudo;
  • O conhecimento de alternativas educativas/formativas e profissionais como base da exploração vocacional;
  • A importância de uma tomada de decisão planeada;
  • A escolha vocacional adequada.

Quais os aspetos-chaves ?

  • Autoconhecimento e identidade pessoal;
  • Sensibilização para a descoberta de motivações pessoais;
  • Mitos associados a uma escolha vocacional;
  • Projeção de um projeto de vida que integre as aprendizagens formais e os soft-skills;
  • Valorização da resiliência, do esforço e dos métodos e hábitos de estudo;
  • Recolha de informações acerca dos currículos de cursos de ensino secundário e de ensino superior;
  • Aprofundamento das exigências profissionais e estilo de vida inerente às diferentes atividades laborais;
  • Obtenção de informação estatística da empregabilidade de cursos preferenciais e saídas profissionais;
  • Exploração de sites de referência para o mundo das profissões, empregabilidade e acesso ao ensino superior.
  • Elaboração de relatório individual com caracterização de perfil vocacional.
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