Áreas de Intervenção e Avaliação

Consulta do sono: Terapia cognitiva comportamental dirigida à insónia

O sono preenche aproximadamente um terço da nossa vida e é fundamental para o nosso bem-estar físico e mental. A insónia pode definir-se como uma experiência subjetiva de sono inadequado ou pouco reparador, apesar de existirem oportunidades e condições adequadas para dormir, com prejuízo para o funcionamento e bem-estar da pessoa.

A terapia cognitivo-comportamental dirigida à Insónia (i-CBT ou TCC-i) é uma intervenção psicoterapêutica breve, estruturada e baseada em evidência para combater a insónia e suas consequências.

Breve: A i-CBT geralmente consiste em 6 a 8 sessões, embora a duração possa variar dependendo das necessidades da pessoa.

Estruturada: A i-CBT tem como foco explorar a conexão entre a forma como pensamos, as coisas que fazemos e como dormimos. As sessões pretendem ajudar a identificar e a restruturar os pensamentos, sentimentos e comportamentos que contribuem para as noites mal dormidas. Por isso, a i-CBT apresenta uma matriz multicomponente ao combinar diferentes abordagens psicoterapêuticas, que incluem componentes cognitivos, comportamentais e educacionais.

Baseada na evidência: Quando as várias técnicas da i-CBT são aplicadas, até 70% a 80% dos pacientes com insónia primária experienciam melhorias significativas. Os benefícios incluem demorar menos tempo para adormecer, ter mais tempo de sono reparador e acordar menos vezes durante a noite. Os resultados são frequentemente mantidos ao longo do tempo. Em alguns casos, a i-CBT mostrou ser mais eficaz do que o uso de medicação.

Scroll to Top