Equipa

Contamos com várias valências de avaliação e intervenção e sempre com uma equipa multidisciplinar com supervisão e intervisão.

Júlia Vinhas
Júlia Vinhas
Fundadora e Diretora
  • Licenciada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia Aplicada de Lisboa e Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cédula pessoal: 9927). (1998)
  • Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Sexologia e Pós-graduada em Coaching. Fundadora e Diretora da Mentes Inquietas – Clínica do Desenvolvimento, Comportamento e Emoções.
  • Coautora do Jogo de tabuleiro: “Bullying: Um dia na Escola”. Coautora do jogo “Será que tenho macaquinhos no sótão? Conhece e gere a tua ansiedade”
  • Foi Coordenadora do CADIn – Neurodesenvolvimento e Inclusão, Unidade de Setúbal, de 2011 a janeiro 2022, onde realizou funções de direção, gestão de equipas, supervisão, entre outras.
  • Cofundadora da Equipa Pluridisciplinar de Intervenção na Família, em Setúbal.
  • Foi ainda coordenadora de equipa do Serviço de Psicologia e Orientação do colégio St. Peter’s School. De 2000 a 2008, foi Técnica Superior de Saúde na Sub Região de Saúde de Setúbal.
  • Tem exercido funções de Psicologia, desde 1998, com experiência clínica em perturbações do desenvolvimento, perturbações de ansiedade e humor, inteligência emocional e desenvolvimento pessoal, integrando a avaliação e consulta psicológica a crianças, jovens e adultos. Realiza ainda supervisão de casos clínicos.
  • Formadora em várias ações de formação nas áreas do Desenvolvimento, Sexologia, Bullying e Saúde Mental.
  • É uma apaixonada pela sua profissão e pela sua cidade – Setúbal!
Ana Teresa Prata
Ana Teresa Prata
Diretora Clínica
  • Mestrado Integrado em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2011).
    Internato geral no Centro Hospitalar de Setúbal (2012)
  • Internato complementar de Psiquiatria da Infância e Adolescência no Hospital Dona Estefânia, Centro Hospitalar Lisboa Central (2013-2017)
  • Pós-graduada em Neurodesenvolvimento em Pediatria, pela Universidade Católica (2014)
  • Obteve o Grau de Especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência (2018)
  • Presidente da Associação Nacional de Internos de Psiquiatria da Infância e da Adolescência entre (2016 a 2018).
  • Organizou, neste contexto, as formações “Questões LGBT em Pedopsiquiatria”, que obtiveram o prémio de Excelência 2018 da EFPT (European Federation of Psychiatric Trainees). É atualmente membro da Early Career and Trainees CAP Comittee da ESCAP (European Society for Child and Adolescent Psychiatry).
  • Autora de diversos artigos e trabalhos de investigação, apresentados em congressos nacionais e internacionais. Tem desenvolvido o seu trabalho não só com crianças e adolescentes em consulta externa, mas também em internamento pedopsiquiátrico e serviço de urgência de Pedopsiquiatria. Para além disso, tem-se dedicado ao acompanhamento de crianças e jovens trans, quer a nível de acompanhamento clínico quer de apoio familiar.

 

A nossa equipa é composta por:
Alexandra Pinto
Alexandra Pinto
Assistente administrativa
Alexandre Gamito
Alexandre Gamito
Psicólogo
  • Formou-se no ISPA – IU, com Mestrado Integrado em Psicologia, na Área de Psicologia Clínica.
  • Frequentou o Curso de Psicofarmacologia para Psicólogos, pelo ISPA – IU. Pelo Instituto CRIAP, realizou o Curso em Análise de Sonhos e mais recentemente a Especialização Avançada em Psicologia Clínica e da Saúde.
  • Colaborou em diferentes contextos de intervenção e com diversas populações, passando pela Unidade de Desabituação – Centro das Taipas, pelo Instituto de Apoio à Criança, pela Casa de Acolhimento Residencial Instituto dos Ferroviários e, foi Diretor Técnico e Psicólogo no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da CERCIZIMBRA.
  • Colaborou ainda no desenvolvimento da plataforma “THE BRIDGE”, a plataforma de saúde mental destinada aos estudantes da Universidade Nova de Lisboa.
  • Desenvolve prática clínica com crianças, jovens e adultos.
  • Tem interesse pela Psicanálise e pela abordagem Psicodinâmica.
Ana Catarina Serrano
Ana Catarina Serrano
Psiquiatra da Infância e Adolescência
  • Mestrado integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2008-2014)
  • Internato médico em psiquiatria da infância e da adolescência no Hospital Garcia Orta (2016-2020) e colaboração em consultas de pedopsiquiatria no Hospital Vila Franca de Xira (2019-2020)
  • Grau de Especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência (2021)
  • Pedopsiquiatra no Centro Hospitalar Barreiro-Montijo (2021-2022)
  • Supervisora clínica e pedopsiquiatra na ART (Associação de Respostas Terapêuticas – comunidade terapêutica para jovens com perturbações aditivas) (2021-2023)
  • Pedopsiquiatra na Casa de Acolhimento Especializado GPS (Gerar, Percorrer, Socializar) (2021-2023)

Atividade clínica desenvolvida:

  • Consultas de pedopsiquiatria
  • Terapeuta e coterapeuta em grupos terapêuticos com crianças, adolescentes e famílias
  • Internamento e Serviço de urgência
  • Estágio em perturbações do comportamento alimentar e Hospital de Dia de Adolescentes | Hospital Santa Maria
  • Autora e coautora de 9 artigos científicos, 17 comunicações orais (2 das quais premiadas em reuniões científicas
    nacionais) e 13 pósteres

Atividade formativa desenvolvida:

  • Programa Anos Incríveis (facilitadora de grupos de pais)
  • The professional course on the Greenspan Floortime approach® Training and Certification Program (intervenção em
    perturbação do espetro do autismo)
  • Especialização avançada em psicoterapia cognitivo-comportamental na infância e adolescência
  • Curso de modelos e práticas psicodinâmicas na clínica da criança e do adolescente
  • Curso de especialização em intervenção sistémica e familiar (2º ano)
  • Certificação BLW (Baby Led Weaning) para profissionais (apoio na introdução alimentar e intervenção em seletividade alimentar)

Áreas de interesse: ´

  • Perturbação de hiperatividade e défice de atenção, perturbação do espetro do autismo, perturbações de humor e ansiedade, perturbação obsessivo-compulsiva, perturbações do comportamento alimentar
Ana Teresa Prata
Ana Teresa Prata
Psiquiatra da Infância e Adolescência
  • Mestrado Integrado em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2011).
  • Internato geral no Centro Hospitalar de Setúbal (2012)
  • Internato complementar de Psiquiatria da Infância e Adolescência no Hospital Dona Estefânia, Centro Hospitalar Lisboa Central (2013-2017)
  • Pós-graduada em Neurodesenvolvimento em Pediatria, pela Universidade Católica (2014)
  • Obteve o Grau de Especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência (2018)
  • Presidente da Associação Nacional de Internos de Psiquiatria da Infância e da Adolescência entre (2016 a 2018). Organizou, neste contexto, as formações “Questões LGBT em Pedopsiquiatria”, que obtiveram o prémio de Excelência 2018 da EFPT (European Federation of Psychiatric Trainees). É atualmente membro da Early Career and Trainees CAP Comittee da ESCAP (European Society for Child and Adolescent Psychiatry).
  • Autora de diversos artigos e trabalhos de investigação, apresentados em congressos nacionais e internacionais. Tem desenvolvido o seu trabalho não só com crianças e adolescentes em consulta externa, mas também em internamento pedopsiquiátrico e serviço de urgência de Pedopsiquiatria. Para além disso, tem-se dedicado ao acompanhamento de crianças e jovens trans, quer a nível de acompanhamento clínico quer de apoio familiar.

 

Andreia Cordeiro
Andreia Cordeiro
Neuropsicóloga
  • Mestre em Psicologia da Saúde (ISPA 2012);
  • Pós-graduada em Neuropsicologia Clínica (ISPA 2017);
  • Pós-graduada em Intervenção Clínica em Cuidados Paliativos (INSPSIC 2019); e com formações em entidades como Alzheimer Portugal (associada), CRIAP e OPP.
  • Membro Efectivo e Candidata a Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Neuropsicologia, Cuidados Paliativos e Psicogerontologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
  • Formação de profissionais de saúde, cuidadores formais e informais no contexto da neuropsicopatologia, estratégias de intervenção/comunicação, gestão emocional, entre outros.
  • Presença activa como oradora e participante em congressos, simpósios e workshops, integração em comissões cientificas, colaboradora em investigação cientifica dedicada a atividades de prevenção, reabilitação e manutenção neurocognitiva em pessoas com e sem demência.
  • Psicóloga Clínica e da Saúde desde 2012 em contexto público e privado.
  • Principais áreas de intervenção: estudo, investigação e avaliação complementar de Acidente Vascular Cerebral, TCE, Demência Vascular, de Alzheimer, de Parkinson, de Corpos de Levy (entre outras), Afasias.
Ângela Ferreira
Ângela Ferreira
Psiquiatra
  • Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
  • Médica Interna de Formação Específica em Psiquiatria.
  • Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental pela FMUP.
  • Dupla Especialização Avançada Pós-Universitária em Terapia de Casal e Sexologia Clínica (INSPSIC).
  • Formação não conferente de grau em Psicoterapia Interpessoal.
  • Áreas de interesse: Perturbação Bipolar, Perturbações de Ansiedade e Depressão
Cármen Marmelo
Cármen Marmelo
Enfermeira
Cátia Ramos
Cátia Ramos
Psiquiatra

Formação:
Mestrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Médica Interna de Formação Específica em Psiquiatria.
Mestrado em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (ano da dissertação).
Doutoramento em Biomedicina pela NOVA Medical School e Universidade de Aveiro (ano curricular).
Pós-graduação em Sexualidade Humana.
Tronco Comum do Curso de Especialização em Sexologia Clínica da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.
Formação não conferente de grau em Psicoterapia Interpessoal.
Formação não conferente de grau em Terapia Cognitivo-Comportamental dirigida à insónia, pela University College of London – NHS Foundation Trust (Reino Unido).

Atividades de Docência:
Academia da Especialidade – Módulo Psiquiatria
Academia Clínica Espregueira Mendes – Curso Avançado de Perturbações do Comportamento Alimentar

Estágios Curriculares Internacionais:
Estágio Curricular em Perturbações do Neurodesenvolvimento no South West London and St George’s Mental Health NHS, Londres, Reino Unido.
Estágio Curricular em Perturbações do Comportamento Alimentar no South West London and St George’s Mental Health NHS, Londres, Reino Unido.

Áreas de Interesse:
Patologia do Espetro Afetivo.
Patologia do Espetro Psicótico.
Patologia do Espetro da Ansiedade.
Patologia do Espetro do Neurodesenvolvimento.
Patologia do Espetro do Comportamento Alimentar.

Estela Veiga
Estela Veiga
Pediatra do Desenvolvimento
  • Mestrado Integrado em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1992-1998).
  • Formação Específica de Pediatria no Centro Hospitalar de Setúbal (2001-2007).
  • Grau de Especialista em Pediatria (2007).
  • Pediatra responsável na Comissão de Aleitamento Materno do Centro Hospitalar de Setúbal, Hospital Amigo dos Bebés.
  • Assistente Hospitalar Graduada em Pediatria (2015).
  • Competência em Medicina do Viajante, pela Ordem dos Médicos.
  • Pós-graduada em Neurodesenvolvimento pela Universidade Católica Lisboa.
  • Consultas de Neurodesenvolvimento, Pediatria Geral e Medicina do Viajante
Filipa Barreiros
Filipa Barreiros
Psicóloga
  • Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
  • Mestre em Saúde e Envelhecimento pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e em Psicologia Clínica e da Saúde (Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica) pela FP-UL. Foi membro das equipas de investigação nas áreas das demências e das migrações.
  • Atualmente encontra-se a frequentar a Formação Pós Graduada em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva (vertente adultos) na Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa.
  • Possui experiência profissional em organizações da Economia Social onde desempenhou funções de coordenação de respostas sociais na área dos idosos (Centro de Convívio, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário) e integrou a equipa afeta às respostas sociais da infância (Creche, Pré-escolar e Centro de Atividades de Tempos Livres).
  • Desde 2017, é consultora na empresa Logframe, onde tem desenvolvido processos de avaliação de programas e projetos, capacitação organizacional e processos de planeamento e desenvolvimento social com municípios e outras entidades públicas e privadas.
Filipa Fachina
Filipa Fachina
Terapeuta Ocupacional
  • Licenciatura em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde do
    Alcoitão
  • Pós Graduada em Neuro Desenvolvimento da Criança e do
    Adolescente pela Universidade amiga de Lisboa.
  • Curso DIR 101: An Introduction do DIR®️ and DIRFloortime®️ pelo
    ICDL.
  • Formação no programa BabySigns para profissionais Nível I.
  • Instrutora de Massagem Infantil Certificada pela International
    Association of Infant Massage.
Filipa Mendão
Filipa Mendão
Terapeuta da Fala
  • Filipa Mendão é terapeuta da fala. É licenciada em Terapia da Fala (2012), Mestre em Motricidade Orofacial e Deglutição (2015) e Pós-Graduada em Terapia da Fala -Intervenção na Infância (2021) pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão.
  • Tem desenvolvido a sua atividade em contexto clínico e escolar, desde 2012, com crianças na primeira infância e em idade escolar, adolescentes e adultos.
  • Experiência em exercer funções com crianças com Perturbações do Neurodesenvolvimento, nomeadamente Perturbação do Espetro do Autismo, baseado no modelo Floortime.
  • Autora de dois artigos da rubrica Estar Bem do Jornal Púbico, “Dificuldades na Linguagem antes do 1ºciclo” (outubro de 2017) e “Linguagem, leitura e escrita: que relação?” (novembro de 2021).
  • Formadora certificada pelo IEFP – CCP, desde 2015.
  • Curso e formação clínica do instrumento de diagnóstico Autism Diagnostic Observational Schedule (ADOS-2) para avaliações de despiste de Perturbações do Espetro do Autismo (Dra. Amaia Hervás).
  • Terapeuta Miofuncional com formação em Terapia da Fala e Ortopedia Funcional dosMaxilares (2022), pelo Wilma Simões European Institute.
  • Formação em intervenção em “Intervenção do Terapeuta da Fala nas dificuldades de alimentação em recém-nascidos”(2021); “Respiração Oral e Proprioceção Orofacial” (2022) e “Sigmatismo anterior e lateral”(2023).
  • Tem como grande interesse as Perturbações do Neurodesenvolvimento,especificamente ao nível da comunicação, linguagem (oral e escrita), fala, leitura,escrita, processamento auditivo e motricidade orofacial.
Filipa Tinoco
Filipa Tinoco
Psicóloga
  • Licenciatura em Psicologia Educacional, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA (1998-2004);
  • Certificado de Aptidão Profissional, emitido pelo Sindicato Nacional de Certificação Profissional (2005)
  • Pós-Graduação em Educação Especial, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (2012-2013)
  • Especialista em Psicologia da Educação pela OPP (2016) e Especialidade Avançada de Necessidades Educativas Especiais (2016)
  • Membro da equipa do Projeto de Validação da 3ª edição das Escalas de Avaliação do Desenvolvimento Mental de Griffiths (Griffiths III), desde 2018
  • Coordenadora e Psicóloga no Departamento Psicopedagógico num colégio privado (desde 2009).
  • Psicóloga em contexto clínico. Atua no apoio psicopedagógico: avaliação e intervenção psicopedagógica com crianças e adolescentes (perturbações do neurodesenvolvimento e emocionais); membro da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva; realização de avaliações de ingresso antecipado e adiamento escolar, segundo as orientações legislativas; colaboração no processo de ingresso de alunos novos, quando solicitado; realização de avaliações de desenvolvimento na transição do jardim-de-infância para o 1º Ciclo; atendimento a pais/famílias e consultoria a professores.
  • Tem como áreas de interesse: dificuldades de aprendizagem específicas, as perturbações de hiperatividade e défice de atenção e outros problemas de comportamento, as perturbações do espetro do autismo; os atrasos globais de desenvolvimento; o sucesso e recuperação das aprendizagens escolares; os métodos e hábitos de estudo; o treino de competências parentais e a atuação do psicólogo educacional em contexto multidisciplinar.
Gonçalo Bonifácio
Gonçalo Bonifácio
Neurologista
  • Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa  (2010-2016)
  • Formação Específica em Neurologia no Centro Hospitalar de Setúbal (2018-2022)
  • Estágio Curricular em Psiquiatria no Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Setúbal (2020)
  • Estágio Curricular em Cognição no Laboratório de Estudos de Linguagem do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte / Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2022)
  • Responsável pela Consulta de Cefaleias do Centro Hospitalar de Setúbal.
Henrique Costa
Henrique Costa
Terapeuta Ocupacional

Percurso Académico
– Licenciatura em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão (2014);
– Mestrado em Gestão da Saúde, Universidade Nova de Lisboa (2022);
– Frequência em formações/conferências ao nível de Integração Sensorial, PEA, Saúde Mental:
– Curso “Terapia Ocupacional, Integração Sensorial no Autismo” (Porto, 2023)
– Pós-Graduação em Integração Sensorial (Coimbra, 2023 – em frequência).

Percurso profissional:
– Estágio profissional no Centro Hospitalar de Setúbal (2014/2015);
– Trabalho em contexto escolar, Centro de Educação para o Cidadão Deficiente – Mira
Sintra (2015/2016);
– Hospital Beatriz Ângelo, no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental (2016)

Atualmente:
Terapeuta Ocupacional no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, Centro Hospitalar de Setúbal e em contexto clínico privado. Colaborador da Escola Superior de Saúde de Alcoitão enquanto educador clínico.
Atua na prevenção, avaliação e intervenção de problemas de desempenho ocupacional, promovendo a autonomia e funcionalidade ao nível das atividades da vida diária, do brincar, das competências académicas e participação social, através do desenvolvimento de competências motoras, cognitivas e sensoriais.

Áreas de Interesse:

Tem como áreas de interesse as perturbações do Neurodesenvolvimento, Dispraxia, Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), Atraso Global do Desenvolvimento, Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e Perturbações do Processamento Sensorial.

Inês Barata
Inês Barata
Psicóloga

– Licenciada em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada
(ISPA) (2001).
– Pós-graduada em Psicoterapeuta da Criança e do Adolescente (2005).
– O exercício de atividade enquanto psicóloga clínica iniciou-se em 2017
com o estágio profissional de acesso à Ordem dos Psicólogos
Portugueses (OPP)
– Em formação continua acerca das melhores praticas, técnicas e
procedimentos na área da psicologia, o que confere uma atuação mais
holística na prática profissional em clínica privada.
– Avaliação e intervenção com crianças, adolescentes e adultos,
– Com experiência em transtornos de ansiedade e depressivos,
transtornos do neurodesenvolvimento, problemas do relacionamento
familiar (entre pais-filhos, irmãos, ruptura por separação ou divórcio,
luto), comportamentos auto-lesivos.
*Formação Profissional de Desenvolvimento Transpessoal (2016), ISPA;
– Hipnose Terapêutica, (2017);
– Curso Pratico em Avaliação e Intervenção nas Necessidades Educativas
Especiais (2018), pelo CRIAP;
– Psicofarmacologia para Psicólogos (2020) ISPA;
– Intervenção com Crianças e jovens em Risco (2024), OPP;
– Regulação do exercício das Responsabilidades Parentais (2024), OPP;
– Intervenção psicológica com adultos mais velhos (em curso

Inês Reynaud
Inês Reynaud
Assistente Direção
João Carvalho
João Carvalho
Neurolgista Pediatrico

• Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra entre 2003 e 2009
• Ano lectivo de 2006-2007 efectuado na Albert-Ludwigs Universität, Freiburg, Alemanha
• Ano Comum noCentro Hospitalar de Lisboa Ocidental em 201
• Internato da especialidade de Neurologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra entre 2011 e 2016
• Pós-graduação em Neurologia Clínica (Postgradute Diploma in Clinical Neurology) no Institute of Neurology (University College London), National Hospital for Neurology and Neurosurgery, Queen Square, Londres, Reino Unido entre 2013 e 2014
• Colaboração no ensino prático da disciplina de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra entre 2014 e 2015
• Neurologista no Centro Hospitalar de Leiria entre 2016 e 2018 (tendo sido responsável pela consulta de Doenças do Movimento)
• Neurologista na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra entre 2017 e 2018
• Ciclo de Estudos Especiais em Neurologia Pediátrica no Hospital Garcia de Orta entre Maio de 2018 e Junho de 2020
• Estágio de 4 meses em Doenças do Movimento Pediátricas no Hospital Vall d’Hebron, Barcelona, Espanha entre Setembro e Dezembro de 2019
• Neurologista pediátrico no Hospital Garcia de Orta, Almada, desde Junho de 2020 (sendo responsável pela consulta de Doenças do Movimento Pediátricas)
• Consulta de doenças do movimento de adultos no Centro Hospitalar de Setúbal, desde Março de 2023
• Membro da direcção do colégio de subespecialidade de Neuropediatria da Ordem dos Médicos desde 2023
• Membro da comissão técnico-científica da Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN) para a área da neuropediatria
• Membro do painel científico (institutional panel member) da European Academy of Neurology para a área de neurologia pediátrica
• Áreas de interesse: Neurologia Pediátrica, Doenças do Movimento, Doenças Neurodegenerativas

Júlia Vinhas
Júlia Vinhas
Psicóloga
  • Licenciada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia Aplicada de Lisboa e Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cédula pessoal: 9927). (1998)
  • Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Sexologia e Pós-graduada em Coaching. Fundadora e Diretora da Mentes Inquietas – Clínica do Desenvolvimento, Comportamento e Emoções.
  • Coautora do Jogo de tabuleiro: “Bullying: Um dia na Escola”. Coautora do jogo “Será que tenho macaquinhos no sótão? Conhece e gere a tua ansiedade”
  • Foi Coordenadora do CADIn – Neurodesenvolvimento e Inclusão, Unidade de Setúbal, de 2011 a janeiro 2022, onde realizou funções de direção, gestão de equipas, supervisão, entre outras.
  • Cofundadora da Equipa Pluridisciplinar de Intervenção na Família, em Setúbal.
  • Foi ainda coordenadora de equipa do Serviço de Psicologia e Orientação do colégio St. Peter’s School. De 2000 a 2008, foi Técnica Superior de Saúde na Sub Região de Saúde de Setúbal.
  • Tem exercido funções de Psicologia, desde 1998, com experiência clínica em perturbações do desenvolvimento, perturbações de ansiedade e humor, inteligência emocional e desenvolvimento pessoal, integrando a avaliação e consulta psicológica a crianças, jovens e adultos. Realiza ainda supervisão de casos clínicos.
  • Formadora em várias ações de formação nas áreas do Desenvolvimento, Sexologia, Bullying e Saúde Mental.
  • É uma apaixonada pela sua profissão e pela sua cidade – Setúbal!
Lara Neves
Lara Neves
Terapeuta Familiar e de Casal
  • Psicóloga Clínica e da Saúde e Membro Associado da Sociedade
    Portuguesa de Terapia Familiar – SPTF (desde 2019);
  • Licenciatura em Psicologia Aplicada, área de Psicologia Clínica pelo
    ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
    (2002-2008);
  •  Inicia o seu percurso profissional como Psicóloga Clínica na Liga de
    Amigos do Hospital Garcia de Orta, assumindo a Coordenação do
    Serviço de Psicologia desde 2016;
  • A par com a área da Saúde, desenvolve a prática clínica em contexto
    privado desde 2008;
  •  Tem como principal foco de intervenção a população adulta e idosa, a
    doença crónica, doença oncológica e doença degenerativa.
  •  Dedicando-se atualmente à intervenção junto de famílias e casais.
Luís Paulino Ferreira
Luís Paulino Ferreira
Psiquiatra
  • Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa (FCM|NMS).
  • Médico Interno de Formação Específica em Psiquiatria no Centro Hospitalar de Setúbal.
  • Docente convidado de Fundamentos de Neurociências e Anatomia na Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa.
  • Integra a equipa de investigação do Projeto b-Able2: programa de intervenção híbrida personalizada para suporte à autogestão após AVC – parceria entre Instituto Politécnico de Setúbal e Centro Hospitalar de Setúbal.
  • Pós-Graduação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pelo instituto CRIAP.
  • Pós-Graduação em Medicina da Dor, pelo Instituto Português de Psicologia.
  • Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental dirigida à insónia, pela University College of London – NHS Foundation Trust (Reino Unido).
  • Formação em Psicotraumatologia, pelo Observatório do Trauma da Universidade de Coimbra, com trabalhos publicados, subordinados ao tema, em revistas científicas.
  • Formação em Entrevista Motivacional e Mindfulness em contextos de Saúde (ambas pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto).
  • Estágio Curricular em Suicídio e Adictologia no Hospital Saint-Anne em Paris;
  • Estágio Curricular em Múltiplos Ambulatórios Diferenciados no Hospital das Clinicas em São Paulo.

Áreas de interesse:

  • Perturbações de Ansiedade e do Humor (Depressão e Doença Bipolar); Insónia/ problemas de sono; Psicotraumatologia e Stress Pós-traumático; Dor crónica.
Madalena Faria
Madalena Faria
Assistente administrativa
Margarida Coelho
Margarida Coelho
Psicóloga Júnior
Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
Psicóloga
  • Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na área de especialização em Psicologia Cognitivo-Comportamental e Integrativa pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (2020-2022).
  • Estágio curricular na ANADIC- Associação Nacional de Apoio ao Desenvolvimento, Investigação e Comunidade, onde praticou avaliação e intervenção psicológica com crianças em idade escolar, intervenção comunitária com crianças e jovens provenientes de contextos vulneráveis, bem como apoiou na implementação de um programa de competências socioemocionais.
  • Atualmente está envolvida num projeto de investigação no âmbito do acolhimento residencial de crianças e jovens.
  • Interessada nas áreas da avaliação e intervenção psicológica com crianças e adolescentes, especificamente nas perturbações emocionais, comportamentais e do neurodesenvolvimento. Ambiciona ajudar os que mais precisam e contribuir para a qualidade de vida e bem-estar psicológico e emocional de todos.
Maria João Caria
Maria João Caria
Psicóloga
  • Licenciatura em Psicologia na Área de Pré-Especialização de Psicoterapia e Aconselhamento (Cognitivo – Comportamental), pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (1990-1995);
  • Formação Pedagógica de Formadores (1995-1996);
  • Pós-Graduação em Psicoterapia e Aconselhamento pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva (1997-2002);
  • Pós-Graduação em Neuropsicologia Educacional pelo CRIAP (2015-2016);
  • Especialização avançada em Coaching Psicológico pelo CRIAP (2022-2023) acreditada pela Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional;
  • Especialista em Psicologia da Educação pela OPP (2016) – Especialidades Avançadas em Necessidades Educativas Especiais (2016), Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira (2016) e Psicoterapia (2018);
  • Supervisora de estágios curriculares de Licenciaturas/ Mestrados em Psicologia Clínica/ da Educação/ Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco, desde 1998 até ao presente.
  • Psicóloga afeta a Serviço de Psicologia e Orientação de Agrupamento de Escolas Públicas (desde 1997). Acumulação de funções em Colégio privado (2000-2023).
  • Tem como áreas de interesse as perturbações de neurodesenvolvimento, especificamente as dificuldades de aprendizagem específicas, as perturbações de hiperatividade/ défice de atenção; o sucesso e recuperação das aprendizagens escolares; o treino de competências parentais; os métodos e hábitos de estudo; o desenvolvimento vocacional e da carreira e mais recentemente, o coaching psicológico em adultos.
    Tem consolidado a sua atuação na avaliação/ intervenção na perturbação de hiperatividade e défice de atenção no adulto.
Mariana Costa
Mariana Costa
Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora
  • Licenciatura em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana (2013-2016);
  • Realizou estágio Curricular de Psicomotricidade em contexto escolar e clínico na Associação Crescer com Sentido (2015-2016);
  • Possui o Mestrado em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana (2016-2018);
  • Estágio de Psicomotricidade em contexto escolar no Colégio Pedro Arrupe – observação, avaliação e intervenção psicomotora (2017-2018)
  • Formação Pedagógica Inicial de Formadores (2020)
  • Frequência de formações/workshops/conferências no âmbito das perturbações do neurodesenvolvimento, dificuldades de aprendizagem (específicas), saúde mental, psicomotricidade, da importância do jogo e do brincar;

Atualmente:

  • Psicomotricista no Departamento Psicopedagógico de um colégio privado (desde 2022) e em contexto clínico e escolar nas valências de psicomotricidade e acompanhamento psicopedagógico;
  • Atua na observação, intervenção e avaliação psicomotora e psicopedagógica;
  • Tem como áreas de interesse, perturbações do neurodesenvolvimento, especificamente, dificuldades de aprendizagem específicas, atrasos no desenvolvimento psicomotor ou défice nas competências psicomotoras, perturbação de hiperatividade e défice de atenção e outros problemas de comportamento, perturbação do espetro do autismo.
Miriam Garrido
Miriam Garrido
Psiquiatra
  • Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
  • Médica interna de formação específica em Psiquiatria.
  • Pós-graduada em terapias cognitivo-comportamental e em sexologia clínica.

Áreas de Interesse:

  • Perturbações psicóticas, do humor e da ansiedade; perturbação obsessivo-compulsiva e perturbações relacionadas, PHDA e neurodiversidade, psiquiatria da mulher, saúde LGBT e aplicação terapêutica de substâncias psicadélicas.
Patrícia Sobral
Patrícia Sobral
Psicóloga
  • Mestrado em Psicologia da Saúde pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (2020-2022).
  • Estágio curricular no HSM – Unidade de Desenvolvimento, onde praticou avaliação e intervenção psicológica com crianças com necessidades educativas especiais.
  • Estágio profissional júnior realizado na LAHGO – Liga de Amigos do Hospital Garcia de Orta, onde realizou acompanhamento aos utentes internados na unidade de cuidados continuados e realizou intervenção psicológica na clínica (crianças, adolescentes e adultos).
  • Realiza investigação no âmbito das dependências online em crianças e jovens.
  • Principais interesses: Interesse nas áreas da avaliação psicológica na criança, adolescentes e adultos; intervenção psicológica com crianças/adolescentes e adultos; perturbações do neurodesenvolvimento; neuropsicologia.
  • Fascinada por psicologia e por estar em constante aprendizagem sobre o desenvolvimento humano.
Pedro Cabral
Pedro Cabral
Neurologista Pediátrico
  • Conceituado Neurologista Pediátrico, dedicando-se desde os anos 80 à epilepsia e à neurologia do desenvolvimento.
  • Especializou-se em Neurologia no Hospital Egas Moniz.
  • Foi bolseiro da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento na Universidade Católica de Lovaina.
  • Em Lisboa, exerceu funções de assistente hospitalar de Neurologia Pediátrica no Instituto Português de Oncologia e no Hospital D. Estefânia e de chefe de serviço no Hospital S. Francisco Xavier. Foi consultor de Neurologia Pediátrica na Liga Portuguesa de Deficientes Motores, no Hospital de S. Roque (Misericórdia) e no Hospital Espírito Santo de Évora e diretor clínico do CADIn. Dirigiu o Departamento de Neurociências no Centro Hospital de Lisboa Ocidental e é coordenador do Centro de Referência de Epilepsia Refratária do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental/Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.
  • Autor do livro “O Paradoxo do Cérebro”. @circulodeleitores 
Raquel Campos
Raquel Campos
Psiquiatra da Infância e Adolescência
  • Mestrado integrado em Medicina pela Faculdade de Ciência Médicas de Lisboa – Nova Medical School (2009-2016)
  • Médica Interna de Formação Específica em Psiquiatria da Infância e Adolescência no Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência- Hospital Garcia de Orta, EPE (2018-2022)
  • Curso “The Professional Course on The Greenspan Floortime Approach®”, abordagem a crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (2020)
  • Especialização Avançada em Terapias Cognitivo-Comportamentais, 280h, certificado pelo GEPE – Ministério da Educação e Ciência (2021)
  • Curso Avançado em Psicofarmacologia, instituto de formação CRIAP (2021)
  • Sócia da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e Adolescência

As suas áreas de atuação são:
– Perturbações do humor
– Perturbações de ansiedade
– Perturbações do comportamento e da atenção
– Perturbações do neurodesenvolvimento
– Perturbações do sono
– Perturbações psicóticas
– Perturbações de personalidade
– Perturbações aditivas

Rita Martins
Rita Martins
Psicóloga Júnior

• Mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências
Psicológicas, Sociais e da Vida (2022-2024).
• Estágio Curricular na Unidade de Medicina do Adolescente do Hospital de Santa
Maria. Foram desenvolvidas competências no âmbito da aplicação, cotação e
interpretação de provas de avaliação psicológica, psicodiagnóstico e intervenção
psicoterapêutica de apoio em adolescentes em setting hospitalar.
• Principais áreas de interesse: avaliação psicológica em crianças, adolescentes e
adultos, intervenção com crianças e adolescente, no âmbito das perturbações
emocionais e comportamentais.

Sancha Ferreira
Sancha Ferreira
Psicóloga e Nutricionista

FORMAÇÃO
– Curso de Especialização Avançada em Terapias Cognitivo-Comportamentais – término previsto a 9/23 – Instituto CRIAP
– Curso Nutrição, Desporto e Atividade Física – 2017 – Associação Portuguesa de Nutrição
– Pós-graduação em Nutrição em Pediatria – 2017 – Instituto de Ciências da Saúde – Universidade Católica
– Licenciatura em Dietética e Nutrição – 2013 – Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa
– Mestrado em Saúde Pública – Promoção da Saúde – 2011 – Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa
– Mestrado Integrado em Psicologia – 2008 –Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

INVESTIGAÇÃO
– Sancha Ferreira, Carmen Lineros, Silvia Toro, Mariano Hernán y Olga Leralta. Cuestionario online para medir determinantes de la obesidad infantil: estudio piloto. Revista Fundesfam.
Outubro 2015; 9 (1). Disponível em: http://adharaserver.es/revistafundesfam/index.php/9- originales/6-originales
– Sancha Ferreira, Carmen Lineros, Sílvia Toro, Mariano Hernán, Olga Leralta. Cuestionario online para medir determinantes de la obesidad infantil: estudio piloto (comunicação oral).
XXXII Reunión Científica de la SEE / IX Congresso da APE. Alicante. Espanha: 09/14.
– Sancha Ferreira. Consejo dietético virtual en entorno laboral: un estudio de caso (poster). III Conferencia Internacional sobre Envejecimiento Saludable – Escuela Andaluza de Salud
Publica – Granada. Espanha: 11/13.
– Ema Leite, António Sousa Uva, Sancha Ferreira, Regina Rocha. Stressors and workplaces – perception of stressors by hospital nurses. (comunicação oral) HEPS. Oviedo. Espanha: 6/11.
– Leite E, Uva A, Ferreira S, Rocha R, Galaio L. May shift work be a cause of stress in nurses working in a university hospital? (comunicação oral). International Conference on Occupational and Environmental Health- ICOEH. Porto. Portugal: 10/11
– Leite E, Uva A, Ferreira S, Rocha R. Stressors and workplaces: perception of stressors by hospital nurses (comunicação oral). International Conference on Healthcare Systems Ergonomics and Patient Safety – HEPS. Oviedo. Espanha: 6/11.
– Sancha Ferreira. The moderating effect of teamworking on the relationship between emotional labour and burnout in professional firefighters (comunicação oral). 14th European Congress of Work and Organizational Psychology – EAWOP. Santiago de Compostela. Espanha. 5/09.

Sara Porto Carmo
Sara Porto Carmo
Cirurgiã Geral, Urologia e Plástica Pediátrica
  • Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas UNL (2006)
  • Internato de Especialidade Hospital D. Estefânia em Lisboa | CHULC (2009 – 2016)
  • Cirurgiã Pediátrica desde (2016).
  • Aposta numa medicina humanizada em que a técnica cirúrgica rigorosa e o profissionalismo caminham lado a lado com a empatia, a presença e o cuidar e que juntos têm a capacidade de tornar a experiência mais positiva para a criança e a família.
Susana Jacob
Susana Jacob
Psicóloga
  • É psicóloga, especialista em psicologia clínica e da saúde, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e formadora certificada.
  • Pós-graduada em Neuropsicologia Clínica pelo ISPA (2017), em Neurodesenvolvimento em Pediatria pela Universidade Católica (2019), e em Neuropsicologia da criança e do adolescente pelo Instituto CRIAP (2021).
  • Atualmente, encontra-se a frequentar a formação pós-graduada em psicoterapia cognitivo-comportamental integrativa, vertente de crianças /adolescentes, pela APTCCI.
  • Trabalhou, durante 10 anos (2009-2019), como psicóloga clínica num gabinete de apoio psicológico numa IPSS, e como formadora no Centro de Formação Profissional de Setúbal.
  • Nos últimos anos, tem-se dedicado à prática da psicologia clínica em contexto privado, e à formação na área do desenvolvimento da criança e da saúde mental infantil, destinada a pais e educadores.
  • Tem como áreas de interesse as perturbações emocionais e comportamentais na infância e adolescência, a avaliação psicológica e neuropsicológica de crianças e jovens, a parentalidade, e as perturbações do neurodesenvolvimento, particularmente a PHDA e as perturbações da aprendizagem específica.
  • Adora o que faz, e sabe que é um grande privilégio, mas também uma grande responsabilidade, desenvolver um trabalho que contribua para que as crianças e os jovens que acompanha cresçam e se desenvolvam mais seguros, confiantes e felizes.

Queres juntar-te à nossa equipa?

Envia a tua candidatura espontânea.

Mentes Inquietas espaço
Mentes Inquietas espaço

Scroll to Top