Especialidades

Neurologia
Neuropediatria
Pediatria Desenvolvimento
Psiquiatria da Infância e Adolescência
Psiquiatria de Adultos
Psicologia Clínica Infantil e Juvenil
Psicologia Clínica Adulto
Psicologia Educacional
Neuropsicologia
Educação Especial
Psicomotricidade
Terapia Ocupacional
Terapia da Fala
Terapia de Casal
Terapia Familiar
Nutrição
Cirurgia Pediátrica
Fisioterapia/osteopatia idade pediátrica e adulta
Enfermagem
Áreas de Intervenção e Avaliação
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é a condição de neurodesenvolvimento mais prevalente em crianças em idade escolar.
Perturbação Espetro Autismo
A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento, caracterizada, principalmente, por dificuldades na comunicação e na interação social.
Perturbação do Comportamento
As Perturbações do Comportamento são caracterizadas por dificuldades comportamentais e emocionais.
Perturbação do desenvolvimento intelectual
A perturbação do desenvolvimento intelectual é uma perturbação do neurodesenvolvimento que consiste num compromisso das capacidades mentais gerais, tais como o raciocínio, a resolução de problemas...
Perturbação de Aprendizagem Específica
Estima-se que entre 2% e 10% das crianças em idade escolar apresentem dificuldades de aprendizagem, de carácter temporário ou permanente...
Dislexia
Dislexia é uma perturbação de aprendizagem específica de origem neurobiológica, em que as habilidades académicas da criança na área da leitura, se encontram afetadas ...
Disortografia
Discalculia
Perturbação da Linguagem, comunicação e fala
Será que uma criança pode comunicar algo sem ainda ter adquirido linguagem e fala? E será que quando falamos comunicamos sempre alguma coisa?
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é a condição de neurodesenvolvimento mais prevalente em crianças em idade escolar.
Muito embora continue a ser sujeita a campanhas de desinformação e mitos de vários tipos, responsáveis pelo entrave à deteção e tratamento precoces e colocando em desvantagem as crianças e adolescentes com esta patologia, graças à crescente investigação científica na área das neurociências, sabemos hoje muito mais acerca desta entidade clínica, o que permite encontrar soluções adequadas e de certar forma traçar um caminho.
As crianças podem apresentar caraterísticas de comportamentos hiperativos diversos: quer em sala de aula, dificuldades de aprendizagem, desatenção, baixa autoestima e/ou perturbações no relacionamento com os pais, professores ou pares. É por isso importante, que uma criança com suspeita diagnóstica de PHDA realize uma avaliação cuidadosa, aprofundada e de preferência por uma equipa multidisciplinar.
Um diagnóstico e intervenção precoce na criança farão toda a diferença na sua vida presente e futura.
A PHDA em Adultos também existe!
O reconhecimento da PHDA como uma perturbação do Adulto é relativamente recente, acreditando-se, por isso, que esta é frequentemente não detetada e tratada. Tal como nas crianças, esta patologia , sem tratamento, pode afetar adversamente o desempenho nos estudos/ trabalho ou hobbies, diminuir a autoestima e influenciar os relacionamentos interpessoais.
Os sintomas do Adulto relacionam-se sobretudo com a manifestação dos seus défices funcionais: desatenção, pouca concentração, desorganização, dificuldades em terminar tarefas e em gerir o tempo, problemas de autocontrolo, labilidade emocional e dificuldades de relacionamento.
O diagnóstico da PHDA em Adultos é desafiante, devido à sua manifestação inespecífica, associação a comorbilidades (ex: ansiedade, depressão, perturbação do sono, perturbações de humor …) mas quando diagnosticada, pode melhorar significativamente a qualidade de vida, uma vez que existe tratamento disponível altamente eficaz.
Perturbação Espetro Autismo
A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento, caracterizada, principalmente, por dificuldades na comunicação e na interação social, associadas a comportamentos e interesses repetitivos e restritivos.A denominação de espectro foi atribuída pela variabilidade dos sintomas, que vai desde as formas mais leves às mais graves. A PEA afeta de forma significativa o modo como as crianças/jovens percecionam o mundo à sua volta, se comportam, brincam, comunicam e interagem com os outros, tendo um impacto negativo na sua vida pessoal, familiar, escolar e social.O despiste de PEA consiste num processo complexo de recolha de informação, que nos permite realizar um diagnóstico, avaliando se cumpre os critérios do DSM 5* para PEA, comorbilidades associadas, possível etiologia e identificar as características particulares e individuais de cada pessoa com PEA.A precocidade de diagnóstico é extremamente importante para que a intervenção aconteça, de forma a dar resposta aos constantes desafios que esta condição clínica implica.A intervenção é sobretudo educacional, visando o desenvolvimento e treino de competências de comunicação e comportamento.Nas Mentes INquietas realizamos avaliações de Despiste de Perturbação de Espetro de Autismo em todas as idades.
Perturbação do Comportamento
As Perturbações do Comportamento são caracterizadas por dificuldades comportamentais e emocionais.Geralmente, estas crianças e jovens têm comportamentos que violam os direitos básicos dos outros ou regras ou normas sociais próprias da idade da criança/jovem. (p.e. agressões, destruição de propriedade) e/ou que colocam o individuo em conflito significativo com normas sociais ou com figuras de autoridade.As causas dos problemas de autocontrolo dos impulsos e do comportamento podem ser variadas.A Perturbação de Oposição e Desafio é uma das perturbações de comportamento mais frequentes e caracteriza-se por um padrão recorrente de comportamento negativista, desafiante, desobediente e hostil relativamente às figuras de autoridade.As Perturbações de Comportamento interferem significativamente com o desenvolvimento e comportamento nos contextos em que a criança/jovem está inserida, causando grandes dificuldades na vida das crianças e jovens, nomeadamente com o grupo de pares, a família e professores e auxiliaresA avaliação e intervenção realizada nas Mentes Inquietas permitirão trabalhar com a criança/jovem e com os pais estratégias para lidar com as dificuldades experienciadas, promovendo e estimulando os comportamentos adequados à faixa etária.