Objetivo da Sala de Integração Sensorial
A intervenção terapêutica em sala de Integração Sensorial (IS) tem como principal objetivo melhorar o processamento sensorial da criança através do brincar e de atividades que realmente fazem modificar progressivamente a forma como o cérebro se interliga e responde. O processo neurológico de integração sensorial recebe, organiza e processa a informação proveniente dos diferentes sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar), bem como das sensações que percecionam a posição do corpo no espaço e a forma como este se movimenta – Proprioceção (posição e movimento) e Vestibular (gravidade, movimento da cabeça e equilíbrio) –, sendo assim possível criar respostas adaptativas apropriadas às exigências do ambiente. Quando isto acontece, as crianças conseguem envolver-se e obter um desempenho satisfatório em atividades de extrema importância nas suas vidas tais como aprender, brincar, comunicar e na regulação do seu padrão de sono.
O que se pretende trabalhar/melhorar
Deste modo, através da intervenção em contexto de sala de integração sensorial, é possível trabalhar e intervir ao nível de diversos tipos de dificuldades e diagnósticos específicos, nomeadamente, melhorando o desempenho de crianças com perturbações do espetro do autismo (PEA), disfunções de integração sensorial, dificuldades do planeamento motor (dispraxias), perturbações de hiperatividade e défice de atenção (PHDA), atrasos globais do desenvolvimento e de aprendizagem, entre outras.
Utilidade dos materiais/funções
Os materiais obtidos, no contexto de sala de IS, permitirão o desenvolvimento de diversas competências, sendo possível observar a criança a desempenhar atividades como balançar-se em diferentes tipos de plataformas e baloiços (importantes para o desenvolvimento do sistema vestibular); levantar uma bola pesada ou explorar a piscina de bolas (importantes para desenvolver o sistema propriocetivo); percorrer pistas de obstáculos sobre diferentes texturas ou explorando uma caixa de arroz (também conhecidas como caixas sensoriais para desenvolver o sistema tátil.); ou subir uma parece de escada (trabalhando coordenação e planeamento motor, por exemplo).
Em suma, a intervenção de IS, com a ajuda de todos os materiais e equipamentos inseridos no nosso ginásio, permitirá o desenvolvimento e crescimento de diversas crianças na plenitude das suas capacidades e exigências do meio.
Obrigada Delta Cafés por proporcionar esta oportunidade às nossas crianças.