Áreas de Intervenção e Avaliação
Perturbação de Aprendizagem
Estima-se que entre 2% e 10% das crianças em idade escolar apresentem dificuldades de aprendizagem, de carácter temporário ou permanente, e que podem conduzir ao risco de insucesso escolar e a um desajustamento social das crianças e jovens.
Muitas destas crianças não têm um nível de desempenho adequado à sua idade ou ao seu nível de escolaridade e manifestam dificuldades nas áreas da leitura, escrita e matemática, mesmo quando foram disponibilizados processos de ensino-aprendizagem apropriados e todas as experiências de aprendizagem possíveis.
Nesse sentido, considera-se fundamental despistar dificuldades específicas de aprendizagem, comummente denominadas de dislexia, disortografia, disgrafia ou discalculia, uma vez que a identificação de sinais de alerta e a realização de uma avaliação psicopedagógica criteriosa, feita por técnicos especializados, permitirá um melhor enquadramento das fragilidades e de um quadro diagnóstico. Estes procedimentos serão uma mais-valia para a intervenção e delineação de estratégias adequadas ao rendimento escolar e bem-estar emocional das crianças e jovens.
Dislexia
Dislexia é uma perturbação de aprendizagem específica de origem neurobiológica, em que as habilidades académicas da criança na área da leitura, se encontram afetadas e são discrepantes do esperado para a sua idade cronológica e/ou ano de escolaridade, bem como para as suas capacidades cognitivas.
Esta perturbação do Neurodesenvolvimento manifesta-se por dificuldades ao nível do reconhecimento ou descodificação das palavras escritas, verificando-se um défice na fluência leitora através de uma precisão, velocidade e prosódia frágeis. Igualmente, a compreensão daquilo que lê observa-se comprometida.
Disortografia
A disortografia é uma perturbação de aprendizagem específica com défice na expressão escrita. Esta perturbação interfere na precisão ortográfica (adições, omissões, rotações, substituições de letras/sílabas) precisão gramatical e da pontuação e na organização e clareza das ideias. Normalmente este diagnóstico verifica-se em concomitância com uma perturbação de aprendizagem específica com défice na leitura (dislexia).
As competências académicas verificam-se substancialmente abaixo do esperado para a sua idade e/ou ano de escolaridade e não são explicadas por condições intelectuais, sensoriais e neurológicas.
O diagnóstico de disortografia, tal como o de dislexia, não deve ser formalizado até que sejam proporcionadas todas as experiências possíveis de aprendizagem formal da escrita, no entanto é preponderante que sejam detetados os sinais de alerta, bem como áreas fracas para poder intervir atempadamente.
Discalculia
A discalculia é uma perturbação da aprendizagem específica na área da matemática.
A generalidade das dificuldades de aprendizagem ao nível da matemática referem-se a um baixo rendimento da criança ou do jovem na matemática, já a discalculia é uma perturbação do neurodesenvolvimento onde as habilidades matemáticas se encontram fortemente comprometidas, apesar da criança ou do jovem revelarem um funcionamento intelectual absolutamente normativo.
A discalculia consiste em dificuldades consistentes no conceito de número, na memorização de factos aritméticos, na fluência e precisão do cálculo e na precisão do raciocínio matemático.