Áreas de Intervenção e Avaliação

Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção

A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é a condição de neurodesenvolvimento mais prevalente em crianças em idade escolar.

Muito embora continue a ser sujeita a campanhas de desinformação e mitos de vários tipos, responsáveis pelo entrave à deteção e tratamento precoces e colocando em desvantagem as crianças e adolescentes com esta patologia, graças à crescente investigação científica na área das neurociências, sabemos hoje muito mais acerca desta entidade clínica, o que permite encontrar soluções adequadas e de certar forma traçar um caminho.

As crianças podem apresentar caraterísticas de comportamentos hiperativos diversos: quer em sala de aula, dificuldades de aprendizagem, desatenção, baixa autoestima e/ou perturbações no relacionamento com os pais, professores ou pares. É por isso importante, que uma criança com suspeita diagnóstica de PHDA realize uma avaliação cuidadosa, aprofundada e de preferência por uma equipa multidisciplinar.

Um diagnóstico e intervenção precoce na criança farão toda a diferença na sua vida da criança presente e futura.

A PHDA em Adultos também existe!

O reconhecimento da PHDA como uma perturbação do Adulto é relativamente recente, acreditando-se, por isso, que esta é frequentemente não detetada e tratada. Tal como nas crianças, esta patologia, sem tratamento, pode afetar adversamente o desempenho nos estudos/ trabalho ou hobbies, diminuir a autoestima e influenciar os relacionamentos interpessoais.

Os sintomas do Adulto relacionam-se sobretudo com a manifestação dos seus défices funcionais: desatenção, pouca concentração, desorganização, dificuldades em terminar tarefas e em gerir o tempo, problemas de autocontrolo, labilidade emocional e dificuldades de relacionamento.

O diagnóstico da PHDA em Adultos é desafiante, devido à sua manifestação inespecífica, associação a comorbilidades (ex: ansiedade, depressão, perturbação do sono, perturbações de humor …) mas quando diagnosticada, pode melhorar significativamente a qualidade de vida, uma vez que existe tratamento disponível altamente eficaz.

Scroll to Top