Áreas de Intervenção e Avaliação
Perturbação Espetro Autismo
A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento, caracterizada, principalmente, por dificuldades na comunicação e na interação social, associadas a comportamentos e interesses repetitivos e restritivos.
A denominação de espectro foi atribuída pela variabilidade dos sintomas, que vai desde as formas mais leves às mais graves. A PEA afeta de forma significativa o modo como as crianças/jovens percecionam o mundo à sua volta, se comportam, brincam, comunicam e interagem com os outros, tendo um impacto negativo na sua vida pessoal, familiar, escolar e social.
O despiste de PEA consiste num processo complexo de recolha de informação, que nos permite realizar um diagnóstico, avaliando se cumpre os critérios do DSM 5* para PEA, comorbilidades associadas, possível etiologia e identificar as características particulares e individuais de cada pessoa com PEA.
A precocidade de diagnóstico é extremamente importante para que a intervenção aconteça, de forma a dar resposta aos constantes desafios que esta condição clínica implica.
A intervenção é sobretudo educacional, visando o desenvolvimento e treino de competências de comunicação e comportamento.
Nas Mentes INquietas realizamos avaliações de Despiste de Perturbação de Espetro de Autismo em todas as idades.