Filipa Tinoco

  • Licenciatura em Psicologia Educacional, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA (1998-2004);
  • Certificado de Aptidão Profissional, emitido pelo Sindicato Nacional de Certificação Profissional (2005)
  • Pós-Graduação em Educação Especial, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (2012-2013)
  • Especialista em Psicologia da Educação pela OPP (2016) e Especialidade Avançada de Necessidades Educativas Especiais (2016)
  • Membro da equipa do Projeto de Validação da 3ª edição das Escalas de Avaliação do Desenvolvimento Mental de Griffiths (Griffiths III), desde 2018
  • Coordenadora e Psicóloga no Departamento Psicopedagógico num colégio privado (desde 2009).
  • Psicóloga em contexto clínico. Atua no apoio psicopedagógico: avaliação e intervenção psicopedagógica com crianças e adolescentes (perturbações do neurodesenvolvimento e emocionais); membro da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva; realização de avaliações de ingresso antecipado e adiamento escolar, segundo as orientações legislativas; colaboração no processo de ingresso de alunos novos, quando solicitado; realização de avaliações de desenvolvimento na transição do jardim-de-infância para o 1º Ciclo; atendimento a pais/famílias e consultoria a professores.
  • Tem como áreas de interesse: dificuldades de aprendizagem específicas, as perturbações de hiperatividade e défice de atenção e outros problemas de comportamento, as perturbações do espetro do autismo; os atrasos globais de desenvolvimento; o sucesso e recuperação das aprendizagens escolares; os métodos e hábitos de estudo; o treino de competências parentais e a atuação do psicólogo educacional em contexto multidisciplinar.
Scroll to Top