Júlia Vinhas
Júlia Vinhas
Fundadora e Diretora
  • Licenciada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia Aplicada de Lisboa e Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cédula pessoal: 9927). (1998)
  • Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Sexologia e Pós-graduada em Coaching. Fundadora e Diretora da Mentes Inquietas – Clínica do Desenvolvimento, Comportamento e Emoções.
  • Coautora do Jogo de tabuleiro: “Bullying: Um dia na Escola”. Coautora do jogo “Será que tenho macaquinhos no sótão? Conhece e gere a tua ansiedade”
  • Foi Coordenadora do CADIn – Neurodesenvolvimento e Inclusão, Unidade de Setúbal, de 2011 a janeiro 2022, onde realizou funções de direção, gestão de equipas, supervisão, entre outras.
  • Cofundadora da Equipa Pluridisciplinar de Intervenção na Família, em Setúbal.
  • Foi ainda coordenadora de equipa do Serviço de Psicologia e Orientação do colégio St. Peter’s School. De 2000 a 2008, foi Técnica Superior de Saúde na Sub Região de Saúde de Setúbal.
  • Tem exercido funções de Psicologia, desde 1998, com experiência clínica em perturbações do desenvolvimento, perturbações de ansiedade e humor, inteligência emocional e desenvolvimento pessoal, integrando a avaliação e consulta psicológica a crianças, jovens e adultos. Realiza ainda supervisão de casos clínicos.
  • Formadora em várias ações de formação nas áreas do Desenvolvimento, Sexologia, Bullying e Saúde Mental.
  • É uma apaixonada pela sua profissão e pela sua cidade – Setúbal!
Ana Teresa Prata
Ana Teresa Prata
Diretora Clínica
  • Mestrado Integrado em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2011).
    Internato geral no Centro Hospitalar de Setúbal (2012)
  • Internato complementar de Psiquiatria da Infância e Adolescência no Hospital Dona Estefânia, Centro Hospitalar Lisboa Central (2013-2017)
  • Pós-graduada em Neurodesenvolvimento em Pediatria, pela Universidade Católica (2014)
  • Obteve o Grau de Especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência (2018)
  • Presidente da Associação Nacional de Internos de Psiquiatria da Infância e da Adolescência entre (2016 a 2018).
  • Organizou, neste contexto, as formações “Questões LGBT em Pedopsiquiatria”, que obtiveram o prémio de Excelência 2018 da EFPT (European Federation of Psychiatric Trainees). É atualmente membro da Early Career and Trainees CAP Comittee da ESCAP (European Society for Child and Adolescent Psychiatry).
  • Autora de diversos artigos e trabalhos de investigação, apresentados em congressos nacionais e internacionais. Tem desenvolvido o seu trabalho não só com crianças e adolescentes em consulta externa, mas também em internamento pedopsiquiátrico e serviço de urgência de Pedopsiquiatria. Para além disso, tem-se dedicado ao acompanhamento de crianças e jovens trans, quer a nível de acompanhamento clínico quer de apoio familiar.

 

Alexandra Pinto
Alexandra Pinto
Assistente administrativa
Ana Catarina Serrano
Ana Catarina Serrano
Psiquiatra da Infância e Adolescência
  • Mestrado integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2008-2014)
  • Internato médico em psiquiatria da infância e da adolescência no Hospital Garcia Orta (2016-2020) e colaboração em consultas de pedopsiquiatria no Hospital Vila Franca de Xira (2019-2020)
  • Grau de Especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência (2021)
  • Pedopsiquiatra no Centro Hospitalar Barreiro-Montijo (2021-2022)
  • Supervisora clínica e pedopsiquiatra na ART (Associação de Respostas Terapêuticas – comunidade terapêutica para jovens com perturbações aditivas) (2021-2023)
  • Pedopsiquiatra na Casa de Acolhimento Especializado GPS (Gerar, Percorrer, Socializar) (2021-2023)

Atividade clínica desenvolvida:

  • Consultas de pedopsiquiatria
  • Terapeuta e coterapeuta em grupos terapêuticos com crianças, adolescentes e famílias
  • Internamento e Serviço de urgência
  • Estágio em perturbações do comportamento alimentar e Hospital de Dia de Adolescentes | Hospital Santa Maria
  • Autora e coautora de 9 artigos científicos, 17 comunicações orais (2 das quais premiadas em reuniões científicas
    nacionais) e 13 pósteres

Atividade formativa desenvolvida:

  • Programa Anos Incríveis (facilitadora de grupos de pais)
  • The professional course on the Greenspan Floortime approach® Training and Certification Program (intervenção em
    perturbação do espetro do autismo)
  • Especialização avançada em psicoterapia cognitivo-comportamental na infância e adolescência
  • Curso de modelos e práticas psicodinâmicas na clínica da criança e do adolescente
  • Curso de especialização em intervenção sistémica e familiar (2º ano)
  • Certificação BLW (Baby Led Weaning) para profissionais (apoio na introdução alimentar e intervenção em seletividade alimentar)

Áreas de interesse: ´

  • Perturbação de hiperatividade e défice de atenção, perturbação do espetro do autismo, perturbações de humor e ansiedade, perturbação obsessivo-compulsiva, perturbações do comportamento alimentar
Ana Teresa Prata
Ana Teresa Prata
Psiquiatra da Infância e Adolescência
  • Mestrado Integrado em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2011).
  • Internato geral no Centro Hospitalar de Setúbal (2012)
  • Internato complementar de Psiquiatria da Infância e Adolescência no Hospital Dona Estefânia, Centro Hospitalar Lisboa Central (2013-2017)
  • Pós-graduada em Neurodesenvolvimento em Pediatria, pela Universidade Católica (2014)
  • Obteve o Grau de Especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência (2018)
  • Presidente da Associação Nacional de Internos de Psiquiatria da Infância e da Adolescência entre (2016 a 2018). Organizou, neste contexto, as formações “Questões LGBT em Pedopsiquiatria”, que obtiveram o prémio de Excelência 2018 da EFPT (European Federation of Psychiatric Trainees). É atualmente membro da Early Career and Trainees CAP Comittee da ESCAP (European Society for Child and Adolescent Psychiatry).
  • Autora de diversos artigos e trabalhos de investigação, apresentados em congressos nacionais e internacionais. Tem desenvolvido o seu trabalho não só com crianças e adolescentes em consulta externa, mas também em internamento pedopsiquiátrico e serviço de urgência de Pedopsiquiatria. Para além disso, tem-se dedicado ao acompanhamento de crianças e jovens trans, quer a nível de acompanhamento clínico quer de apoio familiar.

 

Andreia Cordeiro
Andreia Cordeiro
Neuropsicóloga
  • Mestre em Psicologia da Saúde (ISPA 2012);
  • Pós-graduada em Neuropsicologia Clínica (ISPA 2017);
  • Pós-graduada em Intervenção Clínica em Cuidados Paliativos (INSPSIC 2019); e com formações em entidades como Alzheimer Portugal (associada), CRIAP e OPP.
  • Membro Efectivo e Candidata a Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Neuropsicologia, Cuidados Paliativos e Psicogerontologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
  • Formação de profissionais de saúde, cuidadores formais e informais no contexto da neuropsicopatologia, estratégias de intervenção/comunicação, gestão emocional, entre outros.
  • Presença activa como oradora e participante em congressos, simpósios e workshops, integração em comissões cientificas, colaboradora em investigação cientifica dedicada a atividades de prevenção, reabilitação e manutenção neurocognitiva em pessoas com e sem demência.
  • Psicóloga Clínica e da Saúde desde 2012 em contexto público e privado.
  • Principais áreas de intervenção: estudo, investigação e avaliação complementar de Acidente Vascular Cerebral, TCE, Demência Vascular, de Alzheimer, de Parkinson, de Corpos de Levy (entre outras), Afasias.
Beatriz Franco
Beatriz Franco
Psicóloga
  • Psicóloga Clínica. Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Cédula nº 23911).
  • Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde – Especialização em Psicoterapia Cognitivo -Comportamental e Integrativa pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (2015-2017).
  • Atua na avaliação e intervenção na infância e adolescência, com especial interesse em perturbações do neurodesenvolvimento e de ansiedade. Apresenta especializações em Psicoterapia Cognitivo -Comportamental na Infância e na Adolescência e Psicopatologia da Criança e do Adolescente. Realizou estágio no Hospital de Dona Estefânia.
  • Implementou programas de competências socio emocionais com crianças em idade escolar e dinamiza ações de sensibilização com adolescentes e jovens adultos. Atualmente é psicóloga clínica nas Mentes Inquietas. Pratica clínica privada desde 2018.
  • Dinamizadora e cofundadora do projeto Bicho de 7 Cabeças desde 2021 que acontece em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal. É também coautora do jogo “Será que tenho macaquinhos no sótão? Conhece e gere a tua ansiedade”
  • Interessa-se pela intervenção psicológica baseada na terceira geração de psicoterapias comportamentais, sendo detentora de formação nesta área, mais especificamente na terapia de aceitação e compromisso (ACT).
  • Considera um privilégio contribuir para a qualidade de vida de alguém e é isso que alimenta a sua vontade de aprofundar cada vez mais o seu conhecimento.
Cármen Marmelo
Cármen Marmelo
Enfermeira
Débora Santos
Débora Santos
TERAPEUTA DA FALA

• Licenciada em Terapia da Fala (2022), pelo Instituto Politécnico de Setúbal
• Formações nas vertentes de avaliação e intervenção, nas diferentes áreas de atuação
do terapeuta da fala, em população pediátrica e adulta:

  • Perturbações da Linguagem e Fala em Contexto Neurológico
    (2023)
  • Recursos terapêuticos na Intervenção à pessoa com disfagia
    (2023)
  • Intervenção terapêutica na Afasia (2023)
  • Avaliação da Afasia (2023)
  • Terapia Miofuncional Orofacial – Nível 1 e 2 (2023)
  • Freios Linguais: O olhar do terapeuta da Fala (2022)
  • Bateria de avaliação das competências de Linguagem para a
    Leitura e Escrita – ACLLE (2022)
  • Método Habiles (2022)
  • Formação Para Profissionais Programa Baby Signs ® (2022)
  • Formação Profissional em Traqueostomia vs Respiração,
    Fonação e Deglutição: Abordagem Interdisciplinar (2022)

• Experiência profissional em contexto escolar, na intervenção com crianças com
perturbações do neurodesenvolvimento ao nível da comunicação, linguagem, fala e
motricidade orofacial.
• As áreas de maior interesse centram-se nas alterações miofuncionais e na intervenção
em população adulta pós AVC.

Estela Veiga
Estela Veiga
Pediatra do Desenvolvimento
  • Mestrado Integrado em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1992-1998).
  • Formação Específica de Pediatria no Centro Hospitalar de Setúbal (2001-2007).
  • Grau de Especialista em Pediatria (2007).
  • Pediatra responsável na Comissão de Aleitamento Materno do Centro Hospitalar de Setúbal, Hospital Amigo dos Bebés.
  • Assistente Hospitalar Graduada em Pediatria (2015).
  • Competência em Medicina do Viajante, pela Ordem dos Médicos.
  • Pós-graduada em Neurodesenvolvimento pela Universidade Católica Lisboa.
  • Consultas de Neurodesenvolvimento, Pediatria Geral e Medicina do Viajante
Filipa Barreiros
Filipa Barreiros
Psicóloga
  • Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
  • Mestre em Saúde e Envelhecimento pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e em Psicologia Clínica e da Saúde (Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica) pela FP-UL. Foi membro das equipas de investigação nas áreas das demências e das migrações.
  • Atualmente encontra-se a frequentar a Formação Pós Graduada em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva (vertente adultos) na Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa.
  • Possui experiência profissional em organizações da Economia Social onde desempenhou funções de coordenação de respostas sociais na área dos idosos (Centro de Convívio, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário) e integrou a equipa afeta às respostas sociais da infância (Creche, Pré-escolar e Centro de Atividades de Tempos Livres).
  • Desde 2017, é consultora na empresa Logframe, onde tem desenvolvido processos de avaliação de programas e projetos, capacitação organizacional e processos de planeamento e desenvolvimento social com municípios e outras entidades públicas e privadas.
Filipa Mendão
Filipa Mendão
Terapeuta da Fala
  • Filipa Mendão é terapeuta da fala. É licenciada em Terapia da Fala (2012), Mestre em Motricidade Orofacial e Deglutição (2015) e Pós-Graduada em Terapia da Fala -Intervenção na Infância (2021) pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão.
  • Tem desenvolvido a sua atividade em contexto clínico e escolar, desde 2012, com crianças na primeira infância e em idade escolar, adolescentes e adultos.
  • Experiência em exercer funções com crianças com Perturbações do Neurodesenvolvimento, nomeadamente Perturbação do Espetro do Autismo, baseado no modelo Floortime.
  • Autora de dois artigos da rubrica Estar Bem do Jornal Púbico, “Dificuldades na Linguagem antes do 1ºciclo” (outubro de 2017) e “Linguagem, leitura e escrita: que relação?” (novembro de 2021).
  • Formadora certificada pelo IEFP – CCP, desde 2015.
  • Curso e formação clínica do instrumento de diagnóstico Autism Diagnostic Observational Schedule (ADOS-2) para avaliações de despiste de Perturbações do Espetro do Autismo (Dra. Amaia Hervás).
  • Terapeuta Miofuncional com formação em Terapia da Fala e Ortopedia Funcional dosMaxilares (2022), pelo Wilma Simões European Institute.
  • Formação em intervenção em “Intervenção do Terapeuta da Fala nas dificuldades de alimentação em recém-nascidos”(2021); “Respiração Oral e Proprioceção Orofacial” (2022) e “Sigmatismo anterior e lateral”(2023).
  • Tem como grande interesse as Perturbações do Neurodesenvolvimento,especificamente ao nível da comunicação, linguagem (oral e escrita), fala, leitura,escrita, processamento auditivo e motricidade orofacial.
Filipa Tinoco
Filipa Tinoco
Psicóloga
  • Licenciatura em Psicologia Educacional, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA (1998-2004);
  • Certificado de Aptidão Profissional, emitido pelo Sindicato Nacional de Certificação Profissional (2005)
  • Pós-Graduação em Educação Especial, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (2012-2013)
  • Especialista em Psicologia da Educação pela OPP (2016) e Especialidade Avançada de Necessidades Educativas Especiais (2016)
  • Membro da equipa do Projeto de Validação da 3ª edição das Escalas de Avaliação do Desenvolvimento Mental de Griffiths (Griffiths III), desde 2018
  • Coordenadora e Psicóloga no Departamento Psicopedagógico num colégio privado (desde 2009).
  • Psicóloga em contexto clínico. Atua no apoio psicopedagógico: avaliação e intervenção psicopedagógica com crianças e adolescentes (perturbações do neurodesenvolvimento e emocionais); membro da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva; realização de avaliações de ingresso antecipado e adiamento escolar, segundo as orientações legislativas; colaboração no processo de ingresso de alunos novos, quando solicitado; realização de avaliações de desenvolvimento na transição do jardim-de-infância para o 1º Ciclo; atendimento a pais/famílias e consultoria a professores.
  • Tem como áreas de interesse: dificuldades de aprendizagem específicas, as perturbações de hiperatividade e défice de atenção e outros problemas de comportamento, as perturbações do espetro do autismo; os atrasos globais de desenvolvimento; o sucesso e recuperação das aprendizagens escolares; os métodos e hábitos de estudo; o treino de competências parentais e a atuação do psicólogo educacional em contexto multidisciplinar.
Gonçalo Bonifácio
Gonçalo Bonifácio
Neurologista
  • Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa  (2010-2016)
  • Formação Específica em Neurologia no Centro Hospitalar de Setúbal (2018-2022)
  • Estágio Curricular em Psiquiatria no Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Setúbal (2020)
  • Estágio Curricular em Cognição no Laboratório de Estudos de Linguagem do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte / Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2022)
  • Responsável pela Consulta de Cefaleias do Centro Hospitalar de Setúbal.
Gonçalo Pereira
Gonçalo Pereira
Fisioterapeuta/Osteopata
  • Licenciatura em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz.
  • Formação especializada em Osteopatia na Escola de Osteopatia de Madrid: avaliação e intervenção com população adulta e pediátrica (2018- 2023)
  • Pós-graduação em Fisioterapia no Desporto pela CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário.
  • Cursos de formação em diversas áreas como: Articulação Temporo-Mandibular (ATM); Fisioterapia no Joelho: Avaliação e Tratamento; Emergência no Desporto; Quiromassagem.
  • É membro da Ordem dos Fisioterapeutas, trabalhando, sobretudo, em reabilitação músculo-esquelética e fisioterapia cardiorespiratória em contexto clínico, tendo experiência com todas as faixas etárias. Tem ainda prática na área da fisioterapia em contexto desportivo, tendo exercido funções no acompanhamento a vários clubes e trabalhando com jovens atletas (futebol, rugby).
  • Curso de Aconselhamento Avançado em Aleitamento Materno (Centro Hospitalar de Setúbal)
Henrique Costa
Henrique Costa
Terapeuta Ocupacional

Percurso Académico
– Licenciatura em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão (2014);
– Mestrado em Gestão da Saúde, Universidade Nova de Lisboa (2022);
– Frequência em formações/conferências ao nível de Integração Sensorial, PEA, Saúde Mental:
– Curso “Terapia Ocupacional, Integração Sensorial no Autismo” (Porto, 2023)
– Pós-Graduação em Integração Sensorial (Coimbra, 2023 – em frequência).

Percurso profissional:
– Estágio profissional no Centro Hospitalar de Setúbal (2014/2015);
– Trabalho em contexto escolar, Centro de Educação para o Cidadão Deficiente – Mira
Sintra (2015/2016);
– Hospital Beatriz Ângelo, no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental (2016)

Atualmente:
Terapeuta Ocupacional no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, Centro Hospitalar de Setúbal e em contexto clínico privado. Colaborador da Escola Superior de Saúde de Alcoitão enquanto educador clínico.
Atua na prevenção, avaliação e intervenção de problemas de desempenho ocupacional, promovendo a autonomia e funcionalidade ao nível das atividades da vida diária, do brincar, das competências académicas e participação social, através do desenvolvimento de competências motoras, cognitivas e sensoriais.

Áreas de Interesse:

Tem como áreas de interesse as perturbações do Neurodesenvolvimento, Dispraxia, Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), Atraso Global do Desenvolvimento, Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e Perturbações do Processamento Sensorial.

Inês Reynaud
Inês Reynaud
Assistente Direção
Júlia Vinhas
Júlia Vinhas
Psicóloga
  • Licenciada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia Aplicada de Lisboa e Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cédula pessoal: 9927). (1998)
  • Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Sexologia e Pós-graduada em Coaching. Fundadora e Diretora da Mentes Inquietas – Clínica do Desenvolvimento, Comportamento e Emoções.
  • Coautora do Jogo de tabuleiro: “Bullying: Um dia na Escola”. Coautora do jogo “Será que tenho macaquinhos no sótão? Conhece e gere a tua ansiedade”
  • Foi Coordenadora do CADIn – Neurodesenvolvimento e Inclusão, Unidade de Setúbal, de 2011 a janeiro 2022, onde realizou funções de direção, gestão de equipas, supervisão, entre outras.
  • Cofundadora da Equipa Pluridisciplinar de Intervenção na Família, em Setúbal.
  • Foi ainda coordenadora de equipa do Serviço de Psicologia e Orientação do colégio St. Peter’s School. De 2000 a 2008, foi Técnica Superior de Saúde na Sub Região de Saúde de Setúbal.
  • Tem exercido funções de Psicologia, desde 1998, com experiência clínica em perturbações do desenvolvimento, perturbações de ansiedade e humor, inteligência emocional e desenvolvimento pessoal, integrando a avaliação e consulta psicológica a crianças, jovens e adultos. Realiza ainda supervisão de casos clínicos.
  • Formadora em várias ações de formação nas áreas do Desenvolvimento, Sexologia, Bullying e Saúde Mental.
  • É uma apaixonada pela sua profissão e pela sua cidade – Setúbal!
Luís Paulino Ferreira
Luís Paulino Ferreira
Psiquiatra
  • Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa (FCM|NMS).
  • Médico Interno de Formação Específica em Psiquiatria no Centro Hospitalar de Setúbal.
  • Docente convidado de Fundamentos de Neurociências e Anatomia na Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa.
  • Integra a equipa de investigação do Projeto b-Able2: programa de intervenção híbrida personalizada para suporte à autogestão após AVC – parceria entre Instituto Politécnico de Setúbal e Centro Hospitalar de Setúbal.
  • Pós-Graduação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pelo instituto CRIAP.
  • Pós-Graduação em Medicina da Dor, pelo Instituto Português de Psicologia.
  • Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental dirigida à insónia, pela University College of London – NHS Foundation Trust (Reino Unido).
  • Formação em Psicotraumatologia, pelo Observatório do Trauma da Universidade de Coimbra, com trabalhos publicados, subordinados ao tema, em revistas científicas.
  • Formação em Entrevista Motivacional e Mindfulness em contextos de Saúde (ambas pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto).
  • Estágio Curricular em Suicídio e Adictologia no Hospital Saint-Anne em Paris;
  • Estágio Curricular em Múltiplos Ambulatórios Diferenciados no Hospital das Clinicas em São Paulo.

Áreas de interesse:

  • Perturbações de Ansiedade e do Humor (Depressão e Doença Bipolar); Insónia/ problemas de sono; Psicotraumatologia e Stress Pós-traumático; Dor crónica.
Madalena Faria
Madalena Faria
Assistente administrativa
Madalena Vicente
Madalena Vicente
Terapeuta Ocupacional
  • Terapeuta Ocupacional, com Licenciatura em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (2016-2020);
  • Pós-graduação em Terapia Ocupacional, especialização em Integração Sensorial (2022);
  • Formações na área do Autismo e da Saúde Mental.
  • Estágio profissional na Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (2021).
  • Terapeuta ocupacional em contexto escolar e domicílio na Reabilitação Externa da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (2021-2022).
  • Atualmente, terapeuta ocupacional em contexto clínico privado e domicílios, com crianças e adolescentes.
    Experiência com crianças com Perturbação do Espetro do Autismo, Atraso Global de Desenvolvimento e Disfunções do Processamento Sensorial.
Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
Psicóloga Júnior
  • Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na área de especialização em Psicologia Cognitivo-Comportamental e Integrativa pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (2020-2022).
  • Estágio curricular na ANADIC- Associação Nacional de Apoio ao Desenvolvimento, Investigação e Comunidade, onde praticou avaliação e intervenção psicológica com crianças em idade escolar, intervenção comunitária com crianças e jovens provenientes de contextos vulneráveis, bem como apoiou na implementação de um programa de competências socioemocionais.
  • Atualmente está envolvida num projeto de investigação no âmbito do acolhimento residencial de crianças e jovens.
  • Interessada nas áreas da avaliação e intervenção psicológica com crianças e adolescentes, especificamente nas perturbações emocionais, comportamentais e do neurodesenvolvimento. Ambiciona ajudar os que mais precisam e contribuir para a qualidade de vida e bem-estar psicológico e emocional de todos.
Maria João Caria
Maria João Caria
Psicóloga
  • Licenciatura em Psicologia na Área de Pré-Especialização de Psicoterapia e Aconselhamento (Cognitivo – Comportamental), pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (1990-1995);
  • Formação Pedagógica de Formadores (1995-1996);
  • Pós-Graduação em Psicoterapia e Aconselhamento pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva (1997-2002);
  • Pós-Graduação em Neuropsicologia Educacional pelo CRIAP (2015-2016);
  • Especialização avançada em Coaching Psicológico pelo CRIAP (2022-2023) acreditada pela Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional;
  • Especialista em Psicologia da Educação pela OPP (2016) – Especialidades Avançadas em Necessidades Educativas Especiais (2016), Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira (2016) e Psicoterapia (2018);
  • Supervisora de estágios curriculares de Licenciaturas/ Mestrados em Psicologia Clínica/ da Educação/ Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco, desde 1998 até ao presente.
  • Psicóloga afeta a Serviço de Psicologia e Orientação de Agrupamento de Escolas Públicas (desde 1997). Acumulação de funções em Colégio privado (2000-2023).
  • Tem como áreas de interesse as perturbações de neurodesenvolvimento, especificamente as dificuldades de aprendizagem específicas, as perturbações de hiperatividade/ défice de atenção; o sucesso e recuperação das aprendizagens escolares; o treino de competências parentais; os métodos e hábitos de estudo; o desenvolvimento vocacional e da carreira e mais recentemente, o coaching psicológico em adultos.
    Tem consolidado a sua atuação na avaliação/ intervenção na perturbação de hiperatividade e défice de atenção no adulto.
Mariana Costa
Mariana Costa
Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora
  • Licenciatura em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana (2013-2016);
  • Realizou estágio Curricular de Psicomotricidade em contexto escolar e clínico na Associação Crescer com Sentido (2015-2016);
  • Possui o Mestrado em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana (2016-2018);
  • Estágio de Psicomotricidade em contexto escolar no Colégio Pedro Arrupe – observação, avaliação e intervenção psicomotora (2017-2018)
  • Formação Pedagógica Inicial de Formadores (2020)
  • Frequência de formações/workshops/conferências no âmbito das perturbações do neurodesenvolvimento, dificuldades de aprendizagem (específicas), saúde mental, psicomotricidade, da importância do jogo e do brincar;

Atualmente:

  • Psicomotricista no Departamento Psicopedagógico de um colégio privado (desde 2022) e em contexto clínico e escolar nas valências de psicomotricidade e acompanhamento psicopedagógico;
  • Atua na observação, intervenção e avaliação psicomotora e psicopedagógica;
  • Tem como áreas de interesse, perturbações do neurodesenvolvimento, especificamente, dificuldades de aprendizagem específicas, atrasos no desenvolvimento psicomotor ou défice nas competências psicomotoras, perturbação de hiperatividade e défice de atenção e outros problemas de comportamento, perturbação do espetro do autismo.
Miriam Garrido
Miriam Garrido
Psiquiatra
  • Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
  • Médica interna de formação específica em Psiquiatria.
  • Pós-graduada em terapias cognitivo-comportamental e em sexologia clínica.

Áreas de Interesse:

  • Perturbações psicóticas, do humor e da ansiedade; perturbação obsessivo-compulsiva e perturbações relacionadas, PHDA e neurodiversidade, psiquiatria da mulher, saúde LGBT e aplicação terapêutica de substâncias psicadélicas.
Pedro Cabral
Pedro Cabral
Neurologista Pediátrico
  • Conceituado Neurologista Pediátrico, dedicando-se desde os anos 80 à epilepsia e à neurologia do desenvolvimento.
  • Especializou-se em Neurologia no Hospital Egas Moniz.
  • Foi bolseiro da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento na Universidade Católica de Lovaina.
  • Em Lisboa, exerceu funções de assistente hospitalar de Neurologia Pediátrica no Instituto Português de Oncologia e no Hospital D. Estefânia e de chefe de serviço no Hospital S. Francisco Xavier. Foi consultor de Neurologia Pediátrica na Liga Portuguesa de Deficientes Motores, no Hospital de S. Roque (Misericórdia) e no Hospital Espírito Santo de Évora e diretor clínico do CADIn. Dirigiu o Departamento de Neurociências no Centro Hospital de Lisboa Ocidental e é coordenador do Centro de Referência de Epilepsia Refratária do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental/Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.
  • Autor do livro “O Paradoxo do Cérebro”. @circulodeleitores 
Raquel Campos
Raquel Campos
Psiquiatra da Infância e Adolescência
  • Mestrado integrado em Medicina pela Faculdade de Ciência Médicas de Lisboa – Nova Medical School (2009-2016)
  • Médica Interna de Formação Específica em Psiquiatria da Infância e Adolescência no Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência- Hospital Garcia de Orta, EPE (2018-2022)
  • Curso “The Professional Course on The Greenspan Floortime Approach®”, abordagem a crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (2020)
  • Especialização Avançada em Terapias Cognitivo-Comportamentais, 280h, certificado pelo GEPE – Ministério da Educação e Ciência (2021)
  • Curso Avançado em Psicofarmacologia, instituto de formação CRIAP (2021)
  • Sócia da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e Adolescência

As suas áreas de atuação são:
– Perturbações do humor
– Perturbações de ansiedade
– Perturbações do comportamento e da atenção
– Perturbações do neurodesenvolvimento
– Perturbações do sono
– Perturbações psicóticas
– Perturbações de personalidade
– Perturbações aditivas

Sancha Ferreira
Sancha Ferreira
Nutricionista

FORMAÇÃO
– Curso de Especialização Avançada em Terapias Cognitivo-Comportamentais – término previsto a 9/23 – Instituto CRIAP
– Curso Nutrição, Desporto e Atividade Física – 2017 – Associação Portuguesa de Nutrição
– Pós-graduação em Nutrição em Pediatria – 2017 – Instituto de Ciências da Saúde – Universidade Católica
– Licenciatura em Dietética e Nutrição – 2013 – Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa
– Mestrado em Saúde Pública – Promoção da Saúde – 2011 – Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa
– Mestrado Integrado em Psicologia – 2008 –Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

INVESTIGAÇÃO
– Sancha Ferreira, Carmen Lineros, Silvia Toro, Mariano Hernán y Olga Leralta. Cuestionario online para medir determinantes de la obesidad infantil: estudio piloto. Revista Fundesfam.
Outubro 2015; 9 (1). Disponível em: http://adharaserver.es/revistafundesfam/index.php/9- originales/6-originales
– Sancha Ferreira, Carmen Lineros, Sílvia Toro, Mariano Hernán, Olga Leralta. Cuestionario online para medir determinantes de la obesidad infantil: estudio piloto (comunicação oral).
XXXII Reunión Científica de la SEE / IX Congresso da APE. Alicante. Espanha: 09/14.
– Sancha Ferreira. Consejo dietético virtual en entorno laboral: un estudio de caso (poster). III Conferencia Internacional sobre Envejecimiento Saludable – Escuela Andaluza de Salud
Publica – Granada. Espanha: 11/13.
– Ema Leite, António Sousa Uva, Sancha Ferreira, Regina Rocha. Stressors and workplaces – perception of stressors by hospital nurses. (comunicação oral) HEPS. Oviedo. Espanha: 6/11.
– Leite E, Uva A, Ferreira S, Rocha R, Galaio L. May shift work be a cause of stress in nurses working in a university hospital? (comunicação oral). International Conference on Occupational and Environmental Health- ICOEH. Porto. Portugal: 10/11
– Leite E, Uva A, Ferreira S, Rocha R. Stressors and workplaces: perception of stressors by hospital nurses (comunicação oral). International Conference on Healthcare Systems Ergonomics and Patient Safety – HEPS. Oviedo. Espanha: 6/11.
– Sancha Ferreira. The moderating effect of teamworking on the relationship between emotional labour and burnout in professional firefighters (comunicação oral). 14th European Congress of Work and Organizational Psychology – EAWOP. Santiago de Compostela. Espanha. 5/09.

Sara Porto Carmo
Sara Porto Carmo
Cirurgiã Geral, Urologia e Plástica Pediátrica
  • Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas UNL (2006)
  • Internato de Especialidade Hospital D. Estefânia em Lisboa | CHULC (2009 – 2016)
  • Cirurgiã Pediátrica desde (2016).
  • Aposta numa medicina humanizada em que a técnica cirúrgica rigorosa e o profissionalismo caminham lado a lado com a empatia, a presença e o cuidar e que juntos têm a capacidade de tornar a experiência mais positiva para a criança e a família.
Sara Santana
Sara Santana
Terapeuta Ocupacional

Formação
Licenciatura em Terapia Ocupacional – Escola Superior de Saúde do Alcoitão (desde 2019-2023)
Curso breve online – Reabilitação NeuroCognitiva do Acidente Vascular Cerebral
Workshop Estimulação Sensorial – Abordagem à pessoa idosa
Programa de Promoção da Saúde Mental nos Filhos de Pessoas com Doença Psiquiátrica
Curso de Instrutores de Yoga Suspenso (2019)
Curso de Professores de Hatha Yoga (2016/2017)
Curso de Instrutores de Yoga Bab (2016)

Experiência Profissional
Centro de Desenvolvimento da Criança – Professor Torrado da Silva, Hospital Garcia de Orta, Almada(2023)
Serviço de Medicina Física e Reabilitação, Hospital Garcia de Orta, Almada – Ambulatório (2023)
Unidade de Transição de Psiquiatria do Hospital de São Bernardo de Setúbal – Hospital de Dia e Pedopsiquiatria (2022)
Associação Nacional de Pais e Amigos Rett (ANPAR), Seixal -Contexto de multideficiência(2021)
Lar Padre Carlos, Lisboa (2019) Unidade Autónoma de Psiquiatria do Hospital de Vila Franca de Xira –
Hospital de Dia e Pedopsiquiatria(2019)
Professora de Yoga

Susana Jacob
Susana Jacob
Psicóloga
  • É psicóloga, especialista em psicologia clínica e da saúde, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e formadora certificada.
  • Pós-graduada em Neuropsicologia Clínica pelo ISPA (2017), em Neurodesenvolvimento em Pediatria pela Universidade Católica (2019), e em Neuropsicologia da criança e do adolescente pelo Instituto CRIAP (2021).
  • Atualmente, encontra-se a frequentar a formação pós-graduada em psicoterapia cognitivo-comportamental integrativa, vertente de crianças /adolescentes, pela APTCCI.
  • Trabalhou, durante 10 anos (2009-2019), como psicóloga clínica num gabinete de apoio psicológico numa IPSS, e como formadora no Centro de Formação Profissional de Setúbal.
  • Nos últimos anos, tem-se dedicado à prática da psicologia clínica em contexto privado, e à formação na área do desenvolvimento da criança e da saúde mental infantil, destinada a pais e educadores.
  • Tem como áreas de interesse as perturbações emocionais e comportamentais na infância e adolescência, a avaliação psicológica e neuropsicológica de crianças e jovens, a parentalidade, e as perturbações do neurodesenvolvimento, particularmente a PHDA e as perturbações da aprendizagem específica.
  • Adora o que faz, e sabe que é um grande privilégio, mas também uma grande responsabilidade, desenvolver um trabalho que contribua para que as crianças e os jovens que acompanha cresçam e se desenvolvam mais seguros, confiantes e felizes.
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